
Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, na sigla em inglês), afirma que fracassarão as medidas para proteger o meio ambiente se não forem vinculadas as politicas economicas e sociais. O debate esta sendo realizado em Lima, capital do Peru onde participam líderes dos países da America Latina e União Europeia. Conheceram então duas propostas concretas para vincular a pobreza e a desigualdade com um desenvolvimento sustentável a preservação do meio ambiente e a luta contra mudança climática.
A proposta do país sede do debate é a criação de um fundo internacional financiado por um imposto sobre os combustiveis fósseis enquanto o México propôs um " fundo verde" para paises pobres que cumpram com compromissos ambientais.
Com a intesificação dos furacões no Caribe, o aumento dos niveis dos rios na Argentina e no Brasil e a redução das geleiras na Patgonia e nos Andes ficou visível o impacto do aquecimento global na região. Na Europa ocorreu um aumento na temperatura média de 1ºC em menos de 100 anos. e os especialistas acreditam que ainda irá subir de 2 e 6.3 graus até 2070.
Por isso, os presidentes reunidos em Lima insistiram na necessidade de dar uma maior ênfase aos temas ambientais no momento de consolidar a associação estratégica entre as duas regiões.
Postagem por Guilherme Paes SchulzSaiba mais: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2892705-EI8140,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário