"Quando puderem ser realizadas sem colocar em perigo a vida dos seqüestrados, tenha a certeza de que essas "operações limpas" continuarão sendo feitas",falou Valencia.
O ministro disse que foram libertados 15 reféns seqüestrados pelas Farc, incluindo a a ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt.
Valencia afirmou, que o governo continua disposto a avançar no diálogo com as Farc "dentro das condições colocadas pelo presidente (Álvaro Uribe)".
"Não podemos deixar de aproveitar este momento,disse o ministro, acrescentando que "o presidente fez de novo um chamado para que, se a guerrilha quiser negociar, dentro dos parâmetros que ele colocou , o governo está bem disposto".
Valencia, que assumiu o cargo no fim do mês passado, liderou as negociações do governo com as Farc nos diálogos fracassados de Caguán, durante a administração de Andrés Pastrana, que governou a Colômbia entre 1998 e 2002.
O ministro também disse acreditar que a guerrilha esteja chegando ao fim. "É evidente a derrota política (das Farc), não só porque (o grupo) foi declarado terrorista no mundo inteiro, mas também por haver recebido golpes contundentes das Forças Armadas".
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia não cairão imediatamente, devido ao dinheiro do narcotráfico, mas "que sua decadência começou".
Em declarações feitas à Rádio Cooperativa, Insulza disse que as Farc tiveram uma redução essencial. "A cada mês, várias centenas recorrem aos planos de paz, a planos de reinserção do governo ou vão para casa", acrescentou.
Insulza se referiu ao trabalho do presidente colombiano, Álvaro Uribe, em torno de melhorar a segurança, e disse que "hoje em dia há muito mais segurança na Colômbia do que nos últimos 50 anos".
A libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt foi qualificada por Insulza como um "êxito pessoal" do líder colombiano e seu governo. Betancourt, os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, e outros onze militares e policiais foram resgatados nesta quarta-feira pelo exército colombiano no departamento de Guaviare, no centro da Colômbia.

Ingrid sendo recebida.
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2987414-EI8140,00.html
Postado por: Felipe Müller e Luis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário