domingo, 2 de março de 2008

O "adeus" de Fidel


Chega ao fim o governo de Fidel Castro, o ditador ficou 49 anos a frente de Cuba. Onde implantou um forte regime de socialismo, com a ajuda da extinta URSS. A qual ajudou durante a a Guerra Fria.

Fidel conseguiu o que poucos se atreveram bater de frente com o governo dos EUA, durante o seu governo passaram 10 presidentes e nenhum deles conseguiu tirar o ditador cubano, apesar dos inúmeros boicotes a Cuba.

Fidel aos 81 anos alegou estar debilitado fisicamente e deixa o governo, tendo como provável sucessor o seu irmão Raul Castro de 76 anos que vinha substituindo Fidel desde julho de 2006, sendo que também podem optar para o cargo o vice-presidente Carlos Lage de 56 anos, assim evitando uma nova sucessão em curto prazo.

Fidel anunciou a renúncia a cinco dias da sessão do Parlamento na qual poderia ser candidato à reeleição para um mandato presidencial de cinco anos.

“Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Seguirei escrevendo sob o título 'Reflexões do companheiro Fidel'. Será uma arma a mais do arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso", escreveu Fidel, engrossando ainda mais a lista de frases imponentes.

Mesmo com o ditador deixando de comanda o país é muito provável que enquanto ele estiver vivo ainda terá influencia nas futuras desições que venhão a ser tomadas!

Por Guilherme Paes Schulz e Felipe Müller

Nenhum comentário: